Sete em cada dez empresas estão no mercado há mais de cinco anos
Além da estabilidade nos negócios, a maioria dos empresários também espera que o faturamento de 2013 ultrapasse os valores obtidos no ano passado
Sete em cada dez empresas brasileiras estão no mercado há mais de cinco anos. Além da estabilidade nos negócios, a maioria dos empresários também espera que o faturamento de 2013 ultrapasse os valores obtidos no ano passado.
As informações fazem parte da pesquisa encomendada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e divulgadas nesta terça-feira (26).
A confiança do empresariado para este ano é motivada principalmente pelo maior número de pessoas empregadas, grande disponibilidade de crédito e pelo crescente planejamento financeiro das famílias.
Perfil do negócio
Mais de 70% dos comerciantes estão consolidados no mercado há mais de cinco anos, sendo que 69% deles afirmaram ter até nove funcionários. Além disso, 61% dos comerciantes têm apenas um único estabelecimento e 76% declararam ter rendimentos abaixo de R$ 754 mil por ano.
“Os resultados da pesquisa indicam que, por qualquer que seja o critério utilizado, a maioria do varejo brasileiro é formada por empresas de micro e pequeno porte”, avalia a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos.
Contratações e investimentos
Quando questionados sobre ampliações no quadro de funcionários, 58% dos varejistas entrevistados afirmaram que pretendem contratar ou efetivar funcionários em 2013. O estudo também revela que 57% dos entrevistados pretendem fazer investimentos no próprio negócio em 2013.
Para o SPC Brasil, a atual conjuntura econômica brasileira com baixas taxas de desemprego, expansão da oferta de crédito e crescimento dos salários acima da inflação impulsionam o consumo e fazem com que empresários se sintam mais confiantes para investir e se tornarem cada vez mais competitivos.
As principais áreas nas quais serão realizados investimentos são ampliação e melhoria das instalações (27%), divulgação e marketing (17%) e formação a ampliação de estoques (13%).
“Nota-se uma preocupação crescente dos empresários com a imagem da empresa, o que constitui uma estratégia para que o varejista consiga se destacar diante da acirrada concorrência”, finaliza Ana Paula.
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3512 | 5.3542 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.16143 | 6.17665 |
| Atualizado em: 06/11/2025 12:40 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% |