Avaliando o retorno do marketing
O marketing parte do princípio de planejar em cima das oportunidades que são oferecidas pelo mercado
A maioria dos clientes avalia o retorno do marketing pelo aumento das vendas e dos clientes.
O marketing em suas mais diversificadas ações e segmentos não pode ser aferido de forma tão singular. É necessário um número maior de critérios que influenciam diretamente na avaliação do retorno do marketing.
Deixando de lado o ROI, que é uma ferramenta que auxilia no cálculo do retorno das ações de marketing, vamos analisar seu segmento (produtos/serviços), as oportunidades e ameaças que se apresentam junto ao mercado atual, as projeções futuras, o histórico e a imagem que sua empresa tem no mercado, ou seja, como o consumidor vê sua marca:
Indiferente
Marca socialmente responsável
Empresa cidadã
A sua imagem no mercado é formada pelas ações atitudes e projetos, assim como o relacionamento empresa- clientes-fornecedores, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ou comercializados.
Temos, portanto que não é apenas uma ação de marketing que muda a imagem da sua empresa, mas sim o conjunto de ações que são realizadas durante um determinado período de tempo.
Diante disto é necessário que haja um entendimento que o marketing tem o papel de criar bases sólidas para o posicionamento ou reposicionamento de sua empresa, o que significa dizer que, antes de investir em divulgações e promoções deve-se arrumar a casa, organizar a empresa de forma que o funcionamento da mesma esteja em sintonia com a visão e missão ao qual é proposto.
Não podemos apostar nas ações milagrosas, pois as mesmas não existem, então, antes de avaliar o retorno sobre os investimentos de marketing, avaliem se a empresa está apta a receber o possível retorno de determinadas ações.
Tomamos como exemplo muitas campanhas de divulgação que são elaboradas e não surtem resultados, será que foram ações mal elaboradas ou é a empresa que não esta corretamente estruturada, ou seja, divulgam aquilo que não estão aptos a oferecer.
Pensem nisto. O marketing parte do princípio de planejar em cima das oportunidades que são oferecidas pelo mercado, sabendo que as ameaças caminham lado a lado e que é possível sim obter retorno das ações desde que haja coerência com o que é oferecido ao consumidor.
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3309 | 5.3339 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.16143 | 6.17665 |
| Atualizado em: 07/11/2025 19:02 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | -0,03% |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | 0,30% |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | 0,14% |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 0,57% |