Guia Completo do Anexo V: saiba como calcular impostos e reduzir riscos em 2025

Você sabe como funcionam as regras do Anexo V do Simples Nacional e quais são as alíquotas que valem para 2025?

Você sabe como funcionam as regras do Anexo V do Simples Nacional e quais são as alíquotas que valem para 2025?

Para empresas de serviços, esse anexo é determinante, pois define o valor dos impostos a serem pagos e influencia diretamente na saúde financeira do negócio. Dominar essas informações é essencial para evitar erros e garantir uma gestão tributária mais segura.

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe da Contadores CNT retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre o Anexo V do Simples Nacional e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!

O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:

  1. O que é o Anexo V do Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A princípio podemos dizer que no Brasil, há três regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um com características próprias, escalas de alíquotas e tributos a serem recolhidos.

O Anexo V do Simples Nacional é uma das tabelas usadas para calcular os impostos de empresas que prestam determinados tipos de serviços e são optantes pelo Simples Nacional.

Ele define as alíquotas de imposto que a empresa precisa pagar, dependendo do faturamento dos últimos 12 meses. A alíquota começa em 15,5% e pode chegar a 30,5%.

Esse anexo possui alíquotas de impostos que variam conforme o faturamento bruto anual da empresa, ou seja, quanto a empresa ganha em um ano.”

  1. Como é calculado o imposto pelo Anexo V?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “As empresas e negócios enquadrados no Anexo V do Simples Nacional precisam cumprir com suas responsabilidades fiscais apurando o montante dos tributos a pagar conforme o seu faturamento total no ano. Ou seja, sua receita bruta alcançada em 12 meses.

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, existem seis categorias de faturamento bruto anual e suas respectivas alíquotas aplicadas que devem ser utilizadas para apuração do valor que será pago ao Fisco.

É essencial salientar que, com a exceção do MEI - Microempreendedor Individual, as empresas precisam elaborar sua escrituração fiscal sob a orientação do contador.

Veja em seguida uma simulação de cálculo de imposto para três diferentes intervalos de faturamento bruto anual.”

  1. Como saber se a empresa é do Anexo V?

Segundo o Blog da é-Simples Auditoria:“Siga este passo a passo a fim de verificar se a sua empresa se enquadra no Anexo V:

  • Identifique a atividade principal: A atividade principal dela está listada entre as atividades do Anexo V (é preciso verificar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE).

  • Calcule o Fator R: Se o Fator R (que é a relação entre a folha de pagamento e o faturamento) é inferior a 28%. Se a empresa tem uma folha de pagamento maior em relação ao faturamento (Fator R acima de 28%), ela pode se enquadrar no Anexo III, que tem alíquotas menores.

Se você tiver dúvidas sobre como classificar sua empresa ou calcular o Fator R, pode ser útil consultar um contador ou especialista em tributação, como a equipe da é-Simples.”

Como saber a alíquota certa para a minha empresa?

Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!

Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-contadores-cnt e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.

No Blog da é-Simples tem artigo completo com o tema: Anexo V do Simples Nacional: Guia Completo e Atualizado 2025

Acesse: https://blog.esimplesauditoria.com.br/anexo-5-do-simples-nacional/

Obrigado pela leitura!

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.3572 5.3602
Euro/Real Brasileiro 6.2383 6.25391
Atualizado em: 28/10/2025 18:58

Indicadores de inflação

07/202508/202509/2025
IGP-DI-0,07%0,20%0,36%
IGP-M-0,77%0,36%0,42%
INCC-DI0,91%0,52%0,17%
INPC (IBGE)0,21%-0,21%0,52%
IPC (FIPE)0,28%0,04%0,65%
IPC (FGV)0,37%-0,44%0,65%
IPCA (IBGE)0,26%-0,11%0,48%
IPCA-E (IBGE)0,33%-0,14%0,48%
IVAR (FGV)0,06%0,28%0,30%