A importância da educação cooperativa na formação do cidadão.

É constante a proporção com que dois ou mais elementos se combinam para formar um composto

“É constante a proporção com que dois ou mais elementos se combinam para formar um composto” (Lei de Prust, ou Lei das Proporções Definidas)”.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como base a dissertação de Mestrado da Professora Solange Marinho Verçosa, aprovada pela Universidad Americana em Asunción – Paraguay, em 2018, que procedeu a uma pesquisa “in loco” da importância da educação de qualidade, quando se agrega saberes e fazeres, de que trata os postulados da educação de Edgar Morin, aplicados na Fundação Casa Grande, focado no memorial do homem Kariri, e comprovam a importância dos recursos necessários para a obtenção de uma educação de qualidade mesmo diante de diversas variáveis, intrínsecas e extrínsecas, concede uma educação de qualidade aos jovens que desejam nesse projeto se integrar, capacitando e qualificando suas ações que possam lhe prover um futuro promissor junto as dificuldades e oportunidades que se apresentam.

Nessa inserção os jovens e seus genitores podem empreender com atividades econômicas que possibilitem suprir seus orçamentos familiares, comprovando que a educação quando exercida com qualidade gera resultados positivos integrando o cidadão ao meio e comprovando a sua eficiência através das habilidades, competências e eixo práticos desenvolvidos com eficiência por seus idealizadores na formação desses educandos.

Mesmo conscientes das dificuldades existentes na caatinga nordestina é possível aplicar uma educação de qualidade que possa conceder aos jovens o resgate de sua dignidade e cidadania de que a nossa Constituição Federal.

O presente artigo procura através dessa pesquisa resultar na presente dissertação que lhe deu causa que a educação de qualidade pode ser aplicada em qualquer situação, por mais negativa que se apresente, e entendo que só educação proverá o desenvolvimento de uma Nação e obviamente de um país.

2. PESQUISA

No planejamento estratégico que resultou no trabalho de pesquisa que dignificou a dissertação, tive o trabalho de formular diversos questionários com perguntas e respostas de fácil compreensão dos agentes e que pudesse ser compilado esses dados amostrais e me possibilitasse a ratificação da aplicação de uma educação de qualidade, quando seus elementos se coadunam com objetivos comuns.

A pesquisa foi desenvolvida da seguinte modalidade, procurando a aplicação da educação focada no segmento logístico, racional e envolvente do educando:

  1. Estratégia de Ensino

Tipos de atividades educativas desenvolvidas pela Fundação Casa Grande

Educação Patrimonial

Planejamento

  1. Metodologias

Variáveis do Estudo

Aspectos Metodológicos

Caracterização da ONG – FCG

  1. Resultados e Discussão

Caracterização dos Sujeitos

  1. Considerações Finais

A pesquisa específica se notabiliza na aplicação de uma QUIZ (questionários) que buscou filtrar juntos aos pesquisados e de conformidade com as perguntas e respostas pré-concebidas a opção de melhor enquadramento de seus anseios onde retratam verdadeiramente seu sentimento junto às atividades educacionais ali desenvolvidas.

3. METODOLOGIAS

A aplicação de QUIZ (questionários) aplicados nos concedeu um massa de dados amostral que possibilitou um dado estatístico que comprova a eficiência do sistema de educação de qualidade ali desenvolvido, principalmente quando encontra a receptividade dos educandos e seus familiares.

A representação estatística da espontaneidade dos resultados apresentados alicerçados pela demonstração gráfica do seu entendimento possibilitou uma prova incontestável da educação de qualidade através de seus postulados, positivamente e precocemente idealizados pelos mentores idealizadores desse grande empreendimento.

É fato que houveram dificuldades na sua aplicabilidade, onde houve intervenção para explicar qual o real objetivo dos questionários, pois sabíamos que haveria resistências, mesmo porque as perguntas neles inseridas diziam respeito a foro íntimo que afetam e expõe a individualidade de cada educando e seus familiares, mas isso foi trabalho de uma forma bastante pessoal e peculiar onde sua aplicação obteve o êxito que resultou do presente trabalho de pesquisa formulado no preâmbulo do presente artigo.

A busca do entendimento da educação como riqueza patrimonial e que a todos detém, independe de classes sociais e quando agrega os ensinamentos de Vygotsky quando trata a educação de modalidade cooperativa em sentido amplo.

  1. DESENVOLVIMENTO

Após estudos, visitas in loco à casa Fundação Casa Grande, a elaboração de questionários e demonstrativos de respostas devidamente comprovada através de uma compilação de dados e gráficos interpretativos, possibilitaram a elaboração da Dissertação aprovada e a transcrição do presente artigo.

Esse desenvolvimento delongou vários meses para que pudesse chegar na importância da Educação Cooperativa aplicada num Município com limitações de recursos públicos e diversos agravos sociais que sofre aqueles munícipes.

Esse fator de desenvolvimento apesar de sofrer adversidades por muitos, ainda demonstra sua eficiência quando encontra os elementos essenciais conscientes da busca de uma Educação Cooperativa junto a uma comunidade que tenha similares situações socioeconômicas.

O grande valor qualitativo desse método foi observar que em plena era da Globalização e da Inteligência Artificial, as necessidades básicas de uma educação cooperativa tem sua eficiência quando aplicada conscientemente pelos agentes promotores e tem a aceitação dos elementos que a sedimenta.

O fator CONSCIÊNCIA é preponderante, já que no ato integrativo inicial ocorre dispersão dos elementos mas quando acontece seu retorno a força e a base integrante motivada pela oportunidade pelos resultados obtidos, comprovam a assertiva de seus educandos.

PROBLEMATIZAÇÃO

A teoria da Educação Cooperativa na formação consciente do Cidadão, tem demonstrado ao longo dos anos que quando há uma sincronia racional dos integrantes do sistema o ganho de resultados positivos podem eclodir naturalmente em cada ser em formação o induzindo a sua interiorização dos valores e princípios básicos educacionais.

Havendo, portanto, a existência de agravos sociais e pobreza extrema, é possível resgatar através da Educação Cooperativa os valores e princípios que enaltecem uma sociedade, e o mais agravante é saber de modalidade consciente que apesar das adversidades sociais e econômicas, é possível a aprendizagem dos elementos e a formação de uma cidadão quando todos se identificam com uma Planejamento elaborado e exercido com a força desse mesmos elementos.

Vejamos que apesar da exiguidade dos recursos é plenamente possível através de uma consciência social obter uma educação de qualidade que forma um cidadão em seu próprio habitat, valorizando a sua cultura e sua história diante de um mundo globalizado.

Talvez essa máxima tenha ratificado que o homem é fruto do meio em que vive”, não precisando se deslocar ou mesmo abandonar suas bases de origens, mas focando através da uma Educação Cooperativa a sua valorização quando exercida através dos elementos e do grupo em formação.

Essa experiência ratifica a máxima que o nos ensinou LAVOISIER, quando cita que “Natureza tudo se transforma...”, e confirma quando CHARLES DARWIN nos ensina que a sobrevivência depende de nossa adaptação às intempéries e adversidades existentes, e coroa VYGOTSKY quando nos concede o entendimento qualitativo da importância de uma Educação Cooperativa.

A base de sustentabilidade e continuidade de uma comunidades está em conviver com suas dificuldades utilizando sua educação e cultura local, em conjunto com os elementos que assim se assemelham, pois no momento em que a consciência coletiva ratifica o cooperativismo, todos os elementos vivem comumente, minorando as desigualdades sociais que geram afetam os valores sociais.

  1. CONCLUSÃO

O presente artigo elaborado com base na dissertação identificada no preâmbulo do presente representa um insight precoce da que a Educação Cooperativa quando aplicada e numa comunidades que tenham problemas sociais e econômicos, inclusive com adversidade climática, pode gerar e resgatar os valores e princípios básicos que edificam uma Nação.

Observamos que vivemos numa sociedade Democrática com viés capitalista, o que nos concede a leveza do ser humano, mas há diversas variáveis intrínsecas e extrínsecas na sua aplicabilidade, mas quando nos voltamos para uma Educação Cooperativa, tira o peso e frustração daqueles que se acham incompetentes na busca de melhorias em suas vidas.

Se nos detivermos a uma análise mais profunda podemos identificar o por que muitas religiões se desenvolvem nessas comunidades, e que seguem um vitimismo que justifica o sofrimento de seus fiéis.

Essa alimentação de recursos provindos dessas ideologias tiram proveitos dos menos favorecidos e utilizam a FÉ na vitimização do sofrimento dos seus fiéis para que possam entender que esse sofrimento é parte do pagamento de seus pecados.

Essa doutrinação também leva em consideração uma Educação Cooperativa onde é plenamente justificável o seu esforço comum de todos na busca de compensar seus erros, o grande fato é que só poucos levam vantagem diante dessa evidência.

Mas sabemos também que a POLÍTICA, assim, analogamente se desenvolve, ou seja os recursos são arrecadados por todos e geridos por representantes que precisam demonstrar maior consciência e existência de valores e princípios.

Na Educação quando aplicada de modalidade cooperativa, os maiores ganhos são a consciência de um cidadão na busca de preservar os seus valores e princípios de modalidade comum entre os elementos formadores daquela comunidade.

Hoje vemos com certa parcimônia a existência de educação desenvolvida e aplicada através de um planejamento Escolar, mas não consegue resgatar os valores e princípios básicos que poderiam agregar valor na formação de um profissional e essa vertente se não for trabalhada exaustivamente poderá afetar toda a comunidade fazendo com que os agravos sociais se elevem e nossa própria má formação gerando, portanto no mínimo a incompreensão na contenção de uma violência que poderá vitimar seus próprios integrantes.

Desculpa, sei que não sou dono da verdade, e que o presente artigo recebe upgrade, qualitativo com nossa data vênia, mas acredito que essa inépcia sem uma análise dos fatos e consequentes melhorias poderão nos levar a caminhos nunca dantes traçados, mesmo sabendo que é do CASO que surge uma FÊNIX, mas não gostaria de vivenciar essa transformação sabendo que podemos evita-la.

Lembro ainda que o TEMPO é irreversível e quão mais distante maior será o recursos consumido para que tenhamos os resultados positivos que poderiam beneficiar todos os elementos da comunidade.

Diante da escassez dos recursos públicos, acredito que se forem aplicados de maneira racional e inteligente podem agregar maior valor ao educando e contribuir positivamente na geração de valores que dignifiquem um cidadão.

Autores: Elenito Elias da Costa e a Profa. Mestra SOLANGE MARINHO VERÇOSA.

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.381 5.3823
Euro/Real Brasileiro 5.8359 5.8439
Atualizado em: 12/06/2024 13:27

Indicadores de inflação

03/2023 04/2024 05/2024
IGP-DI -0,30% 0,72%
IGP-M -0,47% 0,31% 0,89%
INCC-DI 0,28% 0,52%
INPC (IBGE) 0,19% 0,37%
IPC (FIPE) 0,26% 0,33% 0,09%
IPC (FGV) 0,10% 0,42%
IPCA (IBGE) 0,16% 0,38%
IPCA-E (IBGE) 0,36% 0,21% 0,44%
IVAR (FGV) 1,06% 1,40%