Empreendedores mais velhos têm mais sucesso que jovens, aponta pesquisa

A experiência de vida conta na hora de se abrir um novo negócio

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Uma pesquisa realizada pela consultoria Empreendabilidade, intitulada “Empreendedores 50+, o futuro do Brasil”, apontou que quase 16% dos empreendedores da faixa etária que vai de 55 a 64 têm empresa que está ativa há mais de três anos e meio, isto é, estabelecida. Esse percentual é muito melhor do que o dos jovens, que apresentam um índice de sucesso bastante inferior.

Jovens entre 18 e 34 anos, de acordo com o levantamento, apresentam um percentual cinco vezes menor, comparado ao das pessoas de mais idade, com quase 4%. Já a taxa de pessoas com idade entre 35 e 54 anos foi de pouco mais de 10%. A experiência dos empreendedores mais velhos é um trunfo na hora de abrir um negócio.

Idade não é, de forma alguma, um fator limitador para se empreender. Muitas empresas bem-sucedidas começaram com uma pessoa mais experiente a liderando. Abrir um negócio é uma maneira de aplicar o conhecimento adquirido em anos de trabalho, ao passo que pode proporcionar uma maior liberdade financeira.

O momento da aposentadoria pode ser a chance de se realizar o sonho do empreendedorismo, então vale organizar esse momento da vida usando uma calculadora de aposentadoria para começar novos projetos. Aposentar-se não precisa significar parar de trabalhar.

Isso porque a expectativa de vida aumentou, e muitos procuram se manter ativos mesmo depois de se aposentar. É um jeito de gerar renda e continuar ocupando a mente e o corpo com uma atividade. Muitos optam por abrir negócios nessa fase da vida e se aplicar em algo que gostem.

Grandes negócios vieram na terceira idade

É o caso de John Stith Pemberton. O nome não é tão conhecido. Mas esse senhor começou o seu negócio com 55 anos. O americano farmacêutico criou nada mais, nada menos, do que a famosa bebida Coca-Cola. Ele misturou água gaseificada a um xarope que ele produziu, e deu muito certo.

Já Ray Kroc investiu em um negócio de hambúrgueres com 52 anos de idade. Ele foi o criador da marca McDonald’s. O americano não inventou o sanduíche, mas fez uma boa aposta na rede de restaurantes aberta pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. Ray vendia mexedores de milk-shake e percebeu que o negócio dos irmãos ia bem. Ele começou a vender franquias do restaurante de fast-food que preparava os hambúrgueres em até um minuto. Sua visão fez com que o negócio tomasse gigantes proporções e se tornasse a marca conhecida que é.

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.233 5.2335
Euro/Real Brasileiro 5.5997 5.6497
Atualizado em: 18/04/2024 00:25

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%