Como fazer com que as metas financeiras para 2023 sejam alcançadas

O educador financeiro Thiago Martello explica que é preciso rever o que não deu certo para começar a colher resultados diferentes. Confira as dicas.

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Todo final de ano é o período típico em que muita gente começa a estipular novas metas, inclusive financeiras. O problema é que, 12 meses depois, nem sempre os objetivos terão sido atingidos, especialmente quando dependem de dinheiro. É possível, porém, aproveitar a energia de um ano novo para fazer diferente e conseguir resultados verdadeiros.

De acordo com o educador financeiro Thiago Martello, fundador da Martello EF, se as estratégias utilizadas para a conquista de um objetivo financeiro não deram certo até agora, é preciso mudar. Ele cita o exemplo de alguém que quer formar uma reserva de emergência. “Nesse caso, normalmente o brasileiro paga as contas e, se sobrar, ele guarda. Isso não dá certo porque o dinheiro não foi feito para sobrar, mas para gastar. Tem que inverter a lógica para conseguir cumprir a meta. Ou seja, quando o pagamento chega, já tiro antes o que vou guardar. Mesmo que seja um valor pequeno”, sugere.

Além disso, para uma meta financeira ser realizada, é preciso que ela seja simples, especialmente para quem está começando a criar objetivos nesse sentido. “Se a pessoa estipular uma meta inatingível, difícil de alcançar, ela vai se frustrar! E o que poderia ser legal acaba sendo ruim”, explica.

O educador aconselha a definição de micro metas, possíveis de serem atingidas, para quem está começando a estipular objetivos. “Se eu quero guardar 5 mil reais até o fim do ano, por exemplo, posso dividir em metas menores, por trimestre, mês, semana. Dessa forma fica mais fácil. Além disso, a sensação de estar conseguindo atingir algo ajuda a pessoa a querer continuar no processo”, afirma Martello.

Outro ponto importante levantado pelo especialista é trabalhar o autoconhecimento para identificar situações nas quais a pessoa errou, tomou decisões por impulso, e etc. A sugestão é fazer uma autoanálise do que aconteceu no ano para identificar hábitos ruins.

“Em uma dessas imersões, a pessoa pode conseguir encontrar coisas do gênero: “Eu, quando brigo com meu marido, vou ao shopping e gasto”. E passar a fazer diferente, trabalhando um novo hábito, um novo padrão. Que tal mudar para: “Briguei com meu marido, mas agora, em vez de ir ao shopping, vou para a academia?”.

Martello ressalta que é impossível desassociar a questão psicológica e a questão financeira. “Uma coisa está ligada à outra. A pessoa precisa entender qual é a válvula de escape dela e criar um novo padrão neural, um novo hábito positivo para que, dessa vez, os objetivos realmente comecem a dar certo”, conclui.

Sobre a Martello Educação Financeira

Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento com dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Saiba mais em: martelloef.com.br/

Sobre Thiago Martello

Apaixonado por finanças, Thiago é administrador de formação, pós-graduado pela FGV, especialista e agente autônomo de investimentos, além de atuar como educador e planejador financeiro desde 2015. Ele começou a trajetória aos nove anos, vendendo balas no farol perto de casa e hoje já mudou a vida de mais de mil pessoas através de uma metodologia exclusiva, simples e divertida e que transformou a vida de muitas famílias. Com bom humor, ele mostra que é possível organizar as contas de forma prática e dar uma "martellada" definitiva na desordem financeira. Para sabe mais, acesse https://martelloef.com.br/

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1589 5.1599
Euro/Real Brasileiro 5.4952 5.5452
Atualizado em: 26/04/2024 03:42

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%