Parceria entre iCertus e SEBRAE ajuda a digitalizar e capacitar pequenos empresários

Agora disponível para todos os Estados, o projeto coloca a plataforma iCertus a trabalho dos empreendedores, com ferramentas para otimizar vendas e qualificar colaboradores

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

A iCertus, startup que oferece soluções financeiras para empresas, como antecipação de recebíveis e empréstimo de capital de giro em uma plataforma simples e intuitiva, assinou em 2022 um contrato de parceria com o SEBRAE Nacional, o que permite oferecer suas soluções para pequenos empreendedores de todos os estados do país. O projeto nasceu a partir de um edital, em 2020, em que a empresa ficou em quarta colocada entre os 5 mil inscritos.

Fábio Ieger, CEO da iCertus, explica que há dois anos o SEBRAE de São Paulo identificou uma necessidade em conectar empresas tradicionais e startups com aquelas de pequeno porte. Para isso, criou um edital que consistia em uma série de desafios detectados nas pequenas empresas, como crédito, gestão, vendas e processos operacionais, convidando profissionais a apresentar soluções para resolver esses problemas. “ Ficamos em quarto lugar geral e, em 2021, assinamos o convênio para atender e organizar pequenos negócios. No ano de 2022, o SEBRAE Nacional validou esse projeto e entendeu a necessidade de expandir a outros estados e nós fizemos uma adição ao contrato que nos permite fechar parceria com outros SEBRAEs”, detalha.

O resultado trouxe mais de 600 empresas beneficiadas e o objetivo é ir ainda mais além. A meta é levar as soluções para 10 mil empresas em 2023 e atingir 100 mil em 2024. Para isso, a iCertus está fazendo um grande investimento em contratação de pessoas que possam atender a essa demanda, como time de CS (atendimento), profissionais de tecnologia e marketing.

O SEBRAE é a principal associação que defende as pequenas empresas, uma marca conhecida. “Estar associado a essa sigla é algo importante e estratégico para a nossa marca. A parceria vem para que eles ganhem uma ferramenta facilitadora. Hoje, todos os consultores do SEBRAE vão até as empresas e deixam muitas planilhas, seja de custos, financeiro, de vendas ou outras. Elas são complexas de atualizar e não são ágeis. O pequeno empresário passa a não mais utilizar esses materiais no primeiro desafio que aparece”, comenta Fábio.

Por isso, a iCertus traz uma plataforma totalmente online, simples e fácil de usar. Entre os destaques do que oferece, está o acesso ao crédito com objetivo de chegar às menores taxas de juros quando em comparação com os bancos tradicionais. “Nós tivemos hoje quase R$ 10 bilhões disponíveis para financiar a pequena empresa. Estamos fechando parcerias com muitos players financeiros, como o banco BMG, o BTG Pactual, entre outros”, acrescenta.

Além disso, os maiores avanços incluem crescimento de base com a ferramenta inovadora Venda Mais, baseada em três iniciativas: licitação, que é vender para o governo, já que em muitos municípios brasileiros é ele a maior empresa compradora e os pequenos empreendedores podem participar disso (com um botão, o empresário tem sua palavra-chave cadastrada e consegue aparecer para as cidades que buscam por seu produto ou serviço). Venda de comunidade, onde clientes fornecem produtos que outros precisam comprar e a iCertus faz a ponte direta; e marketplace, que conecta a 60 marketplaces (como Amazon e Mercado Livre, por exemplo) e, com uma só publicidade, o empreendedor distribui 60 novos anúncios nessas plataformas.

“Concretamente, a principal novidade é o fortalecimento do Venda Mais e estamos focando muito em gestão, crédito e acesso ao mercado. Ano que vem, vamos centrar também na capacitação do pequeno empresário, para ajudar um negócio a evoluir”, finaliza Ieger.

Fábio Ieger

Fábio Ieger é empreendedor e apaixonado por tecnologia. Administrador de empresas, sabe o quanto é desafiador o dia a dia para manter um negócio em atividade em um país com instituições financeiras que em nada ajudam o pequeno e médio empresário. Para levar soluções sustentáveis e realistas a esse público, fundou a fintech iCertus, que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimo e capital de giro para os que mais necessitam de ajuda, e esbarram em análises injustas. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/

iCertus

O iCertus proporciona ao usuário uma experiência agradável e intuitiva, utilizando ícones de fácil compreensão, com telas simplificadas e com todas as informações em um só lugar. Com relatórios de fácil compreensão, auxilia na tomada de decisões. Agregado a isso, diversos serviços financeiros, como antecipação de recebíveis e empréstimos de capital de giro. A cada dia, a empresa inova e inclui a inteligência artificial para ajudar cada vez mais a pequena indústria. Recebeu investimentos da Bossa Nova, de João Kepler e Pierre Schurmann; e da IVP, de Fabricio Bloisi e Bruno Rondani e João Bezerra, ex-CTO do Banco Itaú; Poli Angels, de Rozallah Santoro, Marco Poli, entre outros, além de passar pela aceleração da Baita Aceleradora, na Unicamp. Para mais informações, acesse https://www.icertus.com.br/ ou pelo Instagram @icertusoficial.

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.16 5.1609
Euro/Real Brasileiro 5.5362 5.5442
Atualizado em: 25/04/2024 19:52

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%