A busca pelo reconhecimento no trabalho

Para o psicólogo Ricardo Chaves, o sucesso no ambiente corporativo depende da conexão entre propósito de vida e aquilo que se está exercendo no trabalho

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Levando em consideração que uma equipe desmotivada impacta diretamente na produtividade, é possível dizer que o sucesso de uma empresa depende de profissionais engajados e comprometidos.

Um levantamento realizado pela Gallup, apontou que pessoas engajadas contribuem no aumento de satisfação dos clientes, possibilitando um volume até 20% maior nas vendas. Além disso, o desempenho individual desses colaboradores pode chegar a um índice 147% superior. A pesquisa aponta que os trabalhadores satisfeitos têm maior facilidade em desempenhar suas tarefas, contribuindo para um clima saudável dentro das empresas.

De acordo com Ricardo Chaves, psicólogo e especialista no desenvolvimento de líderes e profissionais de alta performance, é preciso ter honestidade consigo mesmo e analisar se o trabalho exercido realmente merece um destaque. “Muitas vezes nós estamos, apenas, cumprindo com aquilo para que fomos contratados e criamos uma expectativa muito alta sobre o reconhecimento. Essa expectativa sobre uma ascensão que existe nas gerações mais emergentes no mercado de trabalho gera, também, uma grande frustração por conta de não serem realistas do ponto de vista das empresas. É necessário que se busque esse reconhecimento, mas não podemos ser reféns dessa necessidade emocional de sermos reconhecidos”, relata.

Para o psicólogo, o sucesso depende da conexão entre propósito de vida e aquilo que se está exercendo no trabalho. “O trabalho é onde acontece a grande realização existencial do ser humano. Investimos muito tempo e dinheiro na nossa formação e qualificação para que possamos ser cada vez melhores naquilo o que fazemos. Enquanto as pessoas estão buscando apenas a realização de metas, devemos nos importar com quem estamos nos tornando, se isso está alinhado com os seus valores e com quem eu quero ser reconhecido como pessoa, seja dentro do trabalho, seja pela família ou pelos amigos”, pontua.

Como ser notado no ambiente de trabalho:

  • Se exponha, oferecendo ideias e opiniões sobre os mais diversos assuntos na empresa;
  • Desenvolva a coragem, pois a falta de bravura pode limitar os colaboradores;
  • Desenvolva uma visão sistêmica, entendendo o porquê de estar realizando aquelas tarefas;
  • Tenha empatia pelas pessoas ao seu redor, articulando ideias com pessoas que não possuem um pensamento compatível ao seu;
  • Tenha resiliência para lidar com frustrações e superar os desafios que ainda estão por vir.

Ricardo acredita que a alta produtividade apresenta uma melhor percepção sobre o trabalho executado. “Quando entendemos o porquê de fazermos o que fazemos, temos mais conexão, mais pertencimento sobre o que construímos com o trabalho, aumentando a nossa produtividade e engajamento. Para que a produtividade seja sustentável, é necessário uma conexão mais ampliada sobre aquilo que se produz”, finaliza.

Sobre Ricardo Chaves

Formado em Psicologia pela Puc Campinas, Certificação Internacional - Inteligência Emocional, Comunicação e Dinâmicas Humanas. Pós-graduado em Trabalho e Saúde Mental; Intervenção e prevenção em comportamentos auto destrutivos - UNICAMP. Atua como Palestrante e Consultor Corporativo em projetos de desenvolvimento de Líderes e equipes. É sócio fundador da RICK CHA EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

Como psicólogo desenvolve projetos de saúde mental em ambientes corporativos; Palestrante CBTD 2019, Produtor de conteúdos para plataformas digitais. Escritor; Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) desde 2006 atuando em todos os níveis de gestão. Experiência Internacional em desenvolvimento de lideranças.

Conectado com os desafios da gestão de pessoas e processos no mundo corporativo contemporâneo através de experiências multiculturais, tem como principal objetivo transformar treinamentos em vantagem competitiva, potencializando o alcance dos resultados através do desenvolvimento de profissionais, líderes e equipes para o alto desempenho.

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9899 4.9911
Euro/Real Brasileiro 5.3864 5.3944
Atualizado em: 28/03/2024 11:55

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%