Black Friday impulsiona vendas do pequeno e médio varejo em 7%

Setores de brinquedos, artigos recreativos, produtos médicos e ortopédicos e de tapeçaria, cortinas e persianas foram os que mais cresceram em relação a out/22

Autor: Bruna PereiraFonte: A Autora

O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) aponta um resultado positivo na movimentação financeira real das PMEs durante a Black Friday deste ano. No acumulado de novembro, até a data exata do evento, 25/11, o crescimento real do comércio varejista foi de 7%, quando comparado com o mês anterior.

A análise verifica a movimentação financeira de 65 segmentos do varejo, considerando a média diária do acumulado do mês, até a data da Black Friday, época com maior concentração de vendas relacionadas ao período promocional.

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.


Figura 1: Evolução da média diária mensal da movimentação financeira real no comércio varejista
(Número índice – base: nov./21=100)

Fonte: IODE-PMEs (Omie). *Média diária de nov/22 considera a movimentação financeira até a Black Friday

Ao avaliar os setores que puxaram esse movimento no último mês, fica evidente a influência do período promocional no resultado. Dentre os segmentos com melhor performance - ao menos 10 são afetados de forma considerável por promoções relacionadas à data - é o caso do varejo de brinquedos e artigos recreativos, com salto mais robusto (+81,9% no acumulado de novembro/22 x outubro/22), além do setor de artigos médicos e ortopédicos (+40,3%) e de tapeçaria, cortinas e persianas (+34%). Comércios de calçados (+20%), cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (+9,4%) também tiveram boas vendas relacionadas com a Black Friday.

O gráfico abaixo ilustra os 10 segmentos de destaque do varejo no período recente, em que os negócios foram potencialmente afetados pela ocorrência da Black Friday:


Figura 2: Expansão da movimentação financeira real no comércio varejista por segmentos de destaque
(média diária da primeira quinzena de junho/22 x média diária de maio/22)

Fonte: IODE-PMEs (Omie)

Ao comparar com novembro/21, as PMEs do varejo registraram um avanço de 4% na movimentação financeira média diária neste ano. Ou seja, além de atestar o benefício sazonal do período promocional, o IODE-PMEs indica que os efeitos da data sobre o varejo foram maiores do que os verificados em 2021.

“O crescimento tem como pano de fundo o encolhimento da inflação nos últimos meses e a melhora no mercado de trabalho. Há um aumento da renda disponível da população para o consumo de itens não essenciais, favorecendo os resultados de diversos segmentos durante a Black Friday”, explica Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

Mesmo nesse contexto de juros elevados, impedindo a tomada de crédito dos consumidores, o comércio é o destaque no IODE-PMEs no ano, acumulando crescimento de 4,9% ante o mesmo período de 2021 - considerando os dados fechados do índice entre janeiro e outubro de cada ano.

Sobre o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs)
Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do nosso país, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre as empresas do segmento, atuando como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs no Brasil. Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 100 mil clientes, cobrindo 637 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) – considerando filtros de representatividade estatística. Os dados são deflacionados com base nas aberturas do IGP-M (FGV), tendo como base o índice vigente no último mês de análise, com o objetivo de expurgar o efeito meramente inflacionário na série temporal, permitindo que se observe a evolução das movimentações financeiras em termos reais.


Sobre a Omie
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de levar prosperidade a todos os tipos de negócios, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, ancorada em quatro grandes pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Líder do segmento, a empresa conta com mais de 23 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 110 mil clientes, mais de 1700 colaboradores e mais de 130 unidades de franquias no país.

Informações para a imprensa | NovaPR
Bruna Pereira - bruna.pereira@novapr.com.br
Danielle Schiavo - danielle.schiavo@novapr.com.br
Roberta Paduan - roberta.paduan@novapr.com.br

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1626 5.1651
Euro/Real Brasileiro 5.5387 5.5467
Atualizado em: 25/04/2024 16:32

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%