Como recrutar de forma estratégica quando o volume de vagas é alto

Para Alisson Souza, CEO da abler, padronizar a triagem e contar com banco de talentos são algumas das ações importantes

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Com a chegada das festas de final de ano, as empresas, especialmente do setor industrial e do comércio abrem muitas vagas, principalmente temporárias. Mas como recrutar de forma estratégica quando o volume de vagas é alto e há excesso de informação? De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, uma ação essencial é contar com um bom banco de talentos. “Na abler, por exemplo, temos mais de 4 milhões de candidatos, o que facilita a busca dos perfis pelo departamento de Recursos Humanos”, explica.

Outro ponto importante mencionado pelo empresário é a filtragem dos currículos logo no início do processo. “É importante definir o perfil do candidato ideal e já descartar os currículos que não tenham os requisitos estabelecidos, como certificações ou outras especificidades da vaga”. Com isso, padronizar a triagem com o uso de uma ferramenta de seleção é fundamental para evitar a perda de informações. “Um alto volume de candidaturas muitas vezes gera uma triagem deficitária, manual, o que deixa o processo pouco eficiente. A ferramenta de seleção da abler, por exemplo, automatiza desde a requisição da vaga até a coleta dos indicadores de recrutamento, facilitando a triagem e o ranqueamento com o uso de inteligência artificial”, diz.

A dificuldade por parte dos candidatos nos processos de inscrição também costuma ser outro desafio grande na atração de talentos, especialmente quando as vagas são operacionais. “Recentemente, lançamos nossa feature de candidatura por e-mail, que simplifica a dinâmica. O candidato envia o currículo em PDF para o endereço eletrônico indicado e ele é transformado para candidatura. Muitas vezes, em processos operacionais, temos candidatos com menos maturidade na digitação. Essa facilidade vem para atender essa demanda e ajudar as duas pontas”, comenta o CEO.

Outra sugestão que o executivo dá para empresas que têm um alto volume de vagas é definir um prazo limite para o fechamento dessas oportunidades, proporcionando maior organização para o RH e credibilidade ao processo. “Além disso, é importante salvar os modelos de processo de vagas abertas com mais frequência, armazenando as descrições, etapas e consultando o que funcionou”, sugere.

O conselho final para um recrutamento estratégico quando há alto volume de vagas é unificar a gestão. “Com um ATS é possível coordenar os processos em apenas um lugar, sem precisar de um milhão de abas e e-mails abertos. Isso sem dúvida ajuda o RH a gerir os processos de forma muito mais eficiente”, conclui.

Mais eficiência com processos centralizados

Um dos cases de sucesso atendidos pela abler é o da Royal Face, rede de clínicas de estética com mais de 300 unidades franqueadas em 23 estados brasileiros. Em plena expansão, a marca gera mais de 100 vagas mensais, tanto para a área técnica, como franqueadora, quanto para as franquias. Antes da automatização faltava uma forma de centralizar os processos, que contava ainda com uma inserção de dados manual. “Perder candidatos por conta de cadastro é uma realidade muito difícil de encarar”, conta Bianca Oliveira, analista de RH Sênior da Royal Face.

A ferramenta usada gerava muitos problemas com atualizações ou travamentos do sistema. Assim, a Royal precisava recorrer ao recebimento de currículos pelo e-mail e com mais de 100 vagas mensais para gerenciar, a empresa não tinha esse tempo hábil.

Após a aquisição do ATS da abler, a Royal Face pode contar com a ferramenta para trazer rapidez, assertividade e otimização aos seus processos de recrutamento. Assim, os gaps que a franqueadora tinha até então, foram resolvidos. “Antes ficávamos na esfera operacional e hoje conseguimos entrar numa esfera mais estratégica, com uma abordagem mais consultiva no recrutamento das unidades franqueadoras”, aponta Jean Carlos, Head de Pessoas e Cultura da rede de estética.

A atuação da abler permite que a matriz da Royal tenha hoje uma frente mais orientadora, centralizando o recrutamento de mais de 300 unidades franqueadas por todo o Brasil, em apenas um lugar.

A Royal Face entende a necessidade de encontrar as pessoas certas para as vagas certas, e para isso a análise comportamental é essencial. E é por meio da abler que oferece a avaliação comportamental como o DISC e Big Five que a franqueadora consegue fazer contratações mais assertivas.


Diminuição da taxa de turnover

Alguns fatores como a falta de testes de fit cultural e de análise comportamental, impactavam na retenção de talentos na American Pet, uma rede de lojas de produtos para animais domésticos. A rede conta com mais de 48 unidades no Rio de Janeiro e está em processo de expansão. Por isso, dispõe de muitas vagas abertas todos os meses.

Antes de contar com o ATS da abler, a organização recebia, em média, 200 currículos em papel por dia nos balcões das lojas, além dos enviados por e-mail. O gestor de Recursos Humanos da marca, Gustavo Ribeiro, conta que a empresa recebia “malotes com currículos” e que esses papéis todos ficavam centralizados na matriz, onde fica o RH.

Após a aquisição da plataforma da abler, a empresa conseguiu mais facilidade para realizar seu recrutamento e seleção, centralizando desde a divulgação das vagas, inclusive as entrevistas. A integração com a startup permitiu a publicação das oportunidades de emprego em mais de 30 portais, permitindo uma maior atração oferecendo mais opções de bons talentos para os gestores.

Ribeiro também comentou que hoje não existe mais processo manual e todos os candidatos são instruídos a fazer o cadastro na abler, recebem o link para o processo, inclusive as indicações.

E o processo de triar os currículos, que era totalmente manual, agora funciona de forma totalmente otimizada, com o ranqueamento dos candidatos que possuem um perfil com maior aderência à vaga disponível. “Hoje é muito mais fácil porque você seleciona por match. Analisamos o número de candidatos para qualificar pela ordem do ranqueamento”, esclarece o gestor de RH.

Outra mudança com a implementação da plataforma de recrutamento e seleção da abler foi na comunicação com os candidatos. O gestor da rede conta que, atualmente, o contato e a qualificação dos candidatos são bem mais simples, pois podem ser realizadas totalmente pelo WhatsApp, que é integrado à plataforma da abler.

Antigamente, a taxa de rotatividade de funcionários na empresa era de 35%. “Em maioria por falta de fit, erro no processo seletivo, falta de aderência no geral”, esclarece Ribeiro.

Com a abler, o turnover no período de experiência reduziu para 17%. “Sem dúvidas a assertividade na contratação, a atração de candidatos e a celeridade do processo trouxeram muita qualidade”, pontuou o gestor de Recursos Humanos.

Em apenas quatro meses de aquisição da plataforma da abler, a American Pet conseguiu reduzir em 52% a sua taxa de turnover.

Sobre Alisson Souza

Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 80 mil vagas na média, em 15 dias.

Sobre a abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 80 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 29/03/2024 11:06

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%