Guia de planejamento da aposentadoria para o empreendedor

Aprenda a projetar sua independência financeira com as melhores estratégias

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Quais são os seus planos para aproveitar a terceira idade? Uma coisa é certa: todo mundo quer ter conforto e estabilidade. Para isso, o planejamento é essencial. É importante preparar o terreno para a aposentadoria o mais cedo possível, para evitar uma colheita escassa, com apertos e problemas futuros. Existem caminhos para alcançar bons resultados em longo prazo, e, como em qualquer investimento, é preciso ter cuidado ao fazer escolhas.

Muitos cidadãos veem a aposentadoria como um sonho distante ou uma ilusão – principalmente com a reforma da previdência – e a terceira idade como um tempo nebuloso, que vai demorar a chegar. Esse cenário não é real; piscou os olhos e o futuro é um presente que bate à porta.

É possível também se aposentar e viver bem na velhice, mas é certo que contar somente com a renda do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) não é mais garantia de saúde financeira e tranquilidade. A sociedade está envelhecendo, e existem menos pessoas colaborando com o pagamento do benefício de quem está aposentado.

O aumento da expectativa de vida, associado à redução da taxa de natalidade, delineia no horizonte um novo perfil do brasileiro. Conhecido por ser um país jovem e com população jovem, o Brasil está em rápida transição. Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sinalizam que 2030 será um marco; a partir daí, o contingente de pessoas acima de 60 anos será superior ao de crianças e adolescentes de até 14 anos.

A mudança demográfica vai impulsionar alterações na previdência. Como não é possível prever as transformações, podemos nos inspirar no conselho do consultor administrativo Peter Drucker: “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”. Confira algumas dicas valiosas para iniciar seu plano de ação.

Como contribuir para assegurar a aposentadoria

O planejamento é imprescindível para o empreendedor garantir conforto financeiro no futuro. Ele é responsável pela gestão da sua aposentadoria e precisa de disciplina. É diferente do trabalhador que tem carteira assinada, pois o desconto do INSS é automático, e a empresa se responsabiliza pela gestão. O comum nas duas situações é a obrigatoriedade de contribuir para o INSS.

Com a reforma da previdência, muitos empreendedores ficaram com dúvida sobre as regras para se aposentar com segurança e fazer o cálculo certo. Não existe uma categoria exclusiva para o empresário, pois eles estão na mesma do trabalhador do sistema privado. Na modalidade de aposentadoria por idade, as mulheres precisam ter idade mínima de 62 anos e os homens, 65 anos. Além da contribuição mínima de 15 anos para as mulheres e de 20 anos para os homens.

O microempreendedor individual (MEI) que paga a taxa do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI) já tem o INSS incluso no valor, portanto tem direito a se aposentar após 15 anos de contribuição.

Semeie bem o terreno

É possível mesclar previdência pública e privada, aliar com outras fontes de renda, e até carteira de investimentos. Um caminho não exclui o outro, e deixar para depois só torna o objetivo mais árduo. Se as contas do mês estão elevadas, repense seus gastos e inclua uma contribuição fixa para a aposentadoria, como uma parcela mensal que trará retorno. Nessa lógica, enxergue como o aluguel ou a conta de luz: despesas previstas e com prazo, além de não poderem ser adiadas ou negligenciadas.

Uma excelente estratégia

Quem entrar agora no mercado de trabalho, se contar só com a aposentadoria do INSS, não tem perspectiva de obter uma renda que assegure estabilidade. Com a mudança das regras do benefício e com a possibilidade de haver novas reformas, é prudente não esperar pelo desconhecido. Portanto, é essencial compreender como funciona a previdência privada, que é um ótimo investimento para quem deseja ter um futuro mais abundante.

A previdência privada, também conhecida como complementar, é uma forma de garantir mais qualidade de vida e uma renda mais robusta. Possibilita contar com benefício extra, além do INSS, quando estiver aposentado. É uma alternativa atraente, com regras mais flexíveis, que permitem a escolha do valor e do tempo de contribuição. Um modelo de investimento de médio ou longo prazo, que não se destina a planejar exclusivamente a aposentadoria. Pode ajudar a financiar outros projetos de vida, como uma pós-graduação, casa própria, um negócio, intercâmbio ou a viagem dos sonhos.

Ao contratar uma instituição financeira destinada a esse investimento, todo mês, você faz um aporte no seu plano personalizado. A previdência complementar é dividida em duas modalidades: o PGBL (Programa Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

O primeiro é bom para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, e o segundo é recomendado para quem é isento ou faz a declaração simplificada. Não se espante com as siglas: na prática, o entendimento é simples. Você só precisa compreender a diferença entre elas e consultar, se possível, um especialista para escolher a mais indicada ao seu perfil. Vale a pena saber mais para começar o mais breve possível.

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.2123 5.2128
Euro/Real Brasileiro 5.546 5.554
Atualizado em: 19/04/2024 13:17

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%