Sua loja está preparada para a redução do IPI?

Especialista fornece orientações para o varejista não transformar a oportunidade em dor de cabeça

A notícia da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em produtos da linha branca soou como uma melodia suave a ouvidos acostumados às manchetes diárias sobre a crise. Mas, apesar de alentadora, a boa nova traz um ardiloso desafio aos varejistas: a loja está preparada para as conseqüência da redução do IPI?

De acordo com a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), a desoneração ajudará as vendas do setor a ficarem estáveis no segundo trimestre, após uma queda nos primeiros três meses do ano. André Lucena, gerente de Projetos da RGIS, empresa especializada em serviços para o varejo, explica que a retomada nas vendas representará uma "prova dos nove" para os administradores das lojas. "Certamente a redução de preços aumentará as intenções de compra e, para não perder neste cenário, é preciso estar ainda mais atento às ineficiências na gestão da retaguarda.

Lucena entende que o período de bonança para os consumidores pede eficiência total no controle e reposição de estoques e cuidados especiais com furtos/roubos e quebras na retaguarda. "Esta é a hora de o varejo investir em serviços especializados para a prevenção de perdas. Uma contagem amadora dos estoques pode levar o varejista a ter prejuízos com falta ou excesso de produtos no ponto-de-venda. Já a ausência de um controle profissional sobre a movimentação de produtos pode gerar perdas que vão desde uma pequena diferença de estoque até compras indevidas e, por que não dizer, aumento de furtos e fraudes", detalha.

Dicas - Cuide do inventário da loja de forma profissional e, se necessário, procure empresas especializadas neste tipo de serviço. "A contagem do estoque é um trabalho minucioso. Se realizada de forma inadequada, apresentará discrepâncias entre estoque físico e teórico que certamente trará grandes prejuízos para o varejista.", explica o especialista.

"Não abra mão de auditorias operacionais permanentes, para ter a medida exata dos gaps (diferenças) entre o processo devido e o efetivamente praticado em sua empresa. E para não correr risco com o desaparecimento de 'produtos', não esqueça também da inspeção do recebimento de mercadorias (IRM), que monitora suas entregas desde a Central de Distribuição até o estoque da loja."

Lucena ainda alerta que a adoção dessas práticas deve ser periódica e não apenas em datas sazonais ou períodos de incentivo ao consumo como os de agora. "Os desperdícios são atemporais e se não forem combatidos de forma eficaz e profissional, podem transformar qualquer céu de brigadeiro em uma violenta tempestade", conclui.

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.16 5.1609
Euro/Real Brasileiro 5.5362 5.5442
Atualizado em: 25/04/2024 19:37

Indicadores de inflação

01/2024 02/2024 03/2023
IGP-DI -0,27% -0,41% -0,30%
IGP-M 0,07% -0,52% -0,47%
INCC-DI 0,27% 0,13% 0,28%
INPC (IBGE) 0,57% 0,81% 0,19%
IPC (FIPE) 0,46% 0,46% 0,26%
IPC (FGV) 0,61% 0,55% 0,10%
IPCA (IBGE) 0,42% 0,83% 0,16%
IPCA-E (IBGE) 0,31% 0,78% 0,36%
IVAR (FGV) -0,37% 1,79% 1,06%